Atitudes e dicas para você crescer profissionalmente | Wazy Centro de Ensino

Atitudes e dicas para você crescer profissionalmente

Planejar sua carreira não é algo que você deve fazer quando jovem e deixar as coisas soltas, seguirem seu caminho. Crescer profissionalmente, de forma consistente e em ritmo acelerado é algo que requer planejamento e revisão constantes.

Ou você acha que grandes executivos chegaram onde estão apenas chegando no horário?

Planejar sua carreira não é algo tão complicado quanto você pode pensar ou quanto algumas consultorias gostam que você acredite. Na verdade, é algo que pode ser muito prazeroso, especialmente quando atingimos novas etapas propostas.

Pra lhe ajudar a atingir seus objetivos e crescer profissionalmente, separamos 7 atitudes estratégicas que você pode adotar e mais 7 dicas práticas para seu dia a dia.

1. Comece pelo seu marketing pessoal

Marketing pessoal é a capacidade de expor bem seu valor. Você deve identificar qual lado da sua personalidade deve exaltar. Isso vai variar conforme seu objetivo.

Por exemplo, se está tentando conseguir um emprego em uma startup, sua atitude, a forma que se veste e fala, e diversos outros aspectos provavelmente deveriam ser diferentes do que no caso de uma entrevista em uma empresa tradicional. Entenda o que marketing pessoal realmente é e como dominar essa técnica.

2. Sua presença online é uma extensão de você

Talvez você seja um grande adepto das redes sociais, talvez fuja delas. Independente do caso, dificilmente não haverá vevestígios seus na internet. Diversas pesquisas já mostraram que a maior parte dos recrutadores pesquisam os candidatos na internet.

Isso não é exclusivo para a hora de conseguir emprego. Quando você está sendo considerado para uma nova promoção, o mesmo acontecerá. Ou seja, revise tudo que há em suas redes sociais e, especialmente, refine seu perfil no LinkedIn.

3. Networking é um dos seus maiores aliados

Networking, isso é, a criação e manutenção de relacionamentos profissionais, sempre foi algo importante no mundo dos negócios. Porém, já que hoje com a internet é muito mais fácil se conectar com pessoas do mundo inteiro, networking se tornou essencial para crescer profissionalmente.

Mesmo que relações interpessoais não seja seu forte, é algo que pode ser treinado, assim como qualquer outro tipo de habilidade. Uma conexão certa pode ser o que impulsionará sua carreira para muito além da sua posição atual, então comece agora a se dedicar ao networking.

4. Revise seus planos todos os anos

Muita coisa pode mudar em um ano. Caso tenha passado esse tempo e você sinta que não conseguiu dar passos para crescer profissionalmente, há algo errado. E mesmo que tenha consigo grandes vitórias, também precisará rever os seus planos originais.

Ao ter um planejamento bem definido, você terá uma direção, um guia para suas decisões e atitudes. Também servirá como um roteiro do que deve acontecer, ajudando a identificar possíveis problemas. Independente do que aconteça, você deve revisar seu planejamento e adapta-lo ao que aconteceu (ou deixou de acontecer).

5. Seguir seus sonhos nem sempre é o melhor caminho

Todos queremos trabalhar fazendo o que gostamos. Alguns têm esse privilégio, é verdade, mas deixar tudo de lado para seguir seus sonhos nem sempre é possível ou mesmo o caminho ideal para atingir isso.

É triste ver esse tipo de conselho sendo dado à crianças. É algo que cria expectativas muitas vezes fora da realidade, podendo resultar em uma frustração pela vida toda. Às vezes você simplesmente não tem o necessário para ser um músico, por mais que pratique. E mesmo que tenha, seguir isso cegamente não é garantia de sucesso. Será que conseguir crescer profissionalmente para obter estabilidade financeira e então ir atrás desses sonhos não é mais vantajoso?

6. Visualize sua posição ideal

No planejamento de sua carreira, você deve saber onde quer chegar. Talvez seja se tornar o presidente de uma grande empresa, talvez seja ser um jornalista premiado internacionalmente. O ideal é que seja algo difícil de atingir.

Isso manterá você sempre estimulado para aguentar os dias difíceis que com certeza virão. Mas principalmente, servirá para você poder fazer um planejamento realmente estratégico, o que nos leva ao passo seguinte.

7. Divida seu planejamento em diversos objetivos

Elon Musk, o empreendedor gênio que está por trás de empresas como PayPal, Tesla, SpaceX e SolarCity, recentemente publicou seu plano para os próximos 10 anos. É incrível ver como ele pensa longe, mas é especialmente interessante ver como ele planeja chegar em seu objetivo final.

Você deve entender quais os passos que existem entre sua posição atual e onde quer chegar. Afinal, é praticamente imimpossível saltar de atendente para presidente. Mas ainda mais importante do que isso, é necessário entender exatamente o que será necessário para chegar a cada próxima etapa.

Dicas práticas para crescer profissionalmente

As dicas que demos acima são estratégicas, de longo prazo. Porém, também há certas coisas que você pode fazer no seu dia a dia para garantir que cada etapa do seu planejamento seja atingido.

  • Seja proativo: uma das habilidades mais bem vistas no mundo dos negócios é a proatividade. Tenha atitude, resolva problemas e faça sugestões de melhorias de acordo com os objetivos mesmo que ninguém tenha pedido para você o fazer. É algo muito louvável. Sem proatividade, dificilmente você conseguirá crescer profissionalmente de forma significativa.
  • Não leve seus problemas pessoais ao trabalho: todos temos dias difíceis. Tudo bem você não estar muito no clima de conversas, mas jamais saia reclamando de tudo no ambiente de trabalho. Especialmente se o trabalho é justamente a causa de suas frustrações. Ao invés disso, tenha conversas racionais sobre o que lhe incomoda, e sugira soluções benéficas tanto para a empresa quanto para você.
  • Seja um embaixador: sempre que tiver a oportunidade, faça a publicidade da empresa que trabalha. Em algum momento, ou seu gerente ficará sabendo disso, ou terá alguma oportunidade de contar de forma natural. E isso mostrará que, mesmo fora do trabalho, você quer ajudar no crescimento no negócio.
  • Jamais peça férias em momentos difíceis: a maioria dos funcionários passam o ano todo pensando sobre suas férias que chegarão. Realmente, é ótimo tirar um tempo para você mesmo, sem grandes preocupações. Contudo, mesmo que seja seu direito, tirar férias em momentos que a empresa mais precisa de seus funcionários é uma ótima maneira de mostrar que você não se importa com ela, por melhor que realize sua função.
  • Exerça liderança: o caminho natural do crescimento profissional é assumir posições de maior responsabilidade, e isso só ocorre (ou só deveria ocorrer) para quem possui habilidades de liderança. Mesmo que esse não seja seu perfil, é algo que pode ser adquirido. Você pode começar, por exemplo, aprendendo com outros grandes líderes.
  • Se aproxime do assistente administrativo: poucos funcionários são tão próximos dos administradores quanto seus assistentes. Por trabalharem tão próximos e diariamente, ter algum tipo de relação com o assistente de quem você quer chamar a atenção é uma jogada bastante interessante. Mas evite fazer isso se você tiver que forçar interesse na pessoa, o que pode surtir o efeito oposto.
  • Seja honesto: pode até parecer uma dica óbvia, e talvez realmente seja, mas a maioria das pessoas pensam sobre a honestidade no ambiente de trabalho da forma errada. Sim, é moralmente importante ser honesto, mas existe um motivo lógico para isso: caso sua desonestidade, como tentar receber crédito por algo que não merece, seja descoberta, estará permanentemente manchado, possivelmente eliminando qualquer chance de grandes promoções.

Tudo isso que você acabou de ver é basicamente o principal do que você precisa para crescer profissionalmente. No mais, as dicas seguem de acordo com sua área específica e claro, o bom senso.

Não se acomode, queira sempre mais, tenha fome se sucesso! Seguindo as dicas acima e sendo bom no que faz, certamente você chegará onde quer. Bons planejamentos e sucesso!

error: Alerta: Conteúdo protegido!!